Curiosidades do Shawarma nos Vingadores
Uma das cenas que mais me faz lembrar comida, quando penso em cinema, é uma de Os Vingadores. No final do filme, depois de Tony Stark / Iron Man salvar o planeta e quase ficar preso em outra dimensão, a sugestão que ele dá aos nobres colegas, depois de recuperar a consciência, é comer um Shawarma. Na verdade, Tony não havia experimentado ainda o prato e diz que gostaria de provar.
Pois bem. A cena depois dos créditos do filme, aquela que poucas pessoas veem, apresenta os heróis comendo um shawarma no tal do Shawarma Palace!
Acompanhe a cena neste vídeo abaixo!
Acompanhe a cena neste vídeo abaixo!
Alguns dizem, inclusive, que essa ideia de Tony Stark querer comer um shawarma veio de um dos momentos no filme em que o Iron Man passa pelo próprio Shawarma Palace. E aí, para quem adora experimentar coisas novas, a vontade vem. Depois de salvar o mundo ainda, vale utilizar aquele famoso argumento “Eu mereço”.
Mas o que é um shawarma? Onde vive? Do que se alimenta?
Pelo mundo há uma polêmica entre os nomes Shawarma e Kebab. Os dois, mais ou menos, designam a mesma coisa (que é o tipo do churrasco no qual as carnes são assadas) mas, comercialmente falando, shawarma e kebab são nomes utilizados para identificar o conjunto como um todo (pão, carne e outros ingredientes do recheio).
A diferença dos nomes tem relação com as regiões em que esse tipo de alimento se desenvolveu. Turquia, norte da África e Grécia (com o Gyro).
Acho que o principal diferencial de um shawarma é a mistura que tem dentro dele. Normalmente é um pão sírio, quase na textura de um burrito mexicano, recheado com diversas iguarias. Uma dessas iguarias é a carne (de boi ou frango, principalmente), que é assada de forma lenta em um espeto vertical. Dá para dizer que é a principal atração de um shawarma.
Aí, além da carne você acrescenta mais acompanhamentos. Batata-frita, babaganoush (aquele patê de berinjela), falafel (bolinho frito de grão de bico), saladas e molhos.
Pronto! Vale a pena experimentar caso ainda não tenha tido a oportunidade. Venham nos conhecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário